AEIP - Associação dos Empresários
do Itaim Paulista e Região
(11) 2561-6229 • (11) 97770-8000

Palestra sobre as regras do eSocial foi esclarecedora para os empresários


Na manhã do dia 25 de julho, a Associação dos Empresários do Itaim Paulista e Região – AEIP promoveu uma palestra para seus associados e empreendedores convidados com o tema: “Como regularizar a sua empresa no eSocial”. O evento foi concebido através de parceria com a SPTEC – Assessoria em Segurança do Trabalho. A orientação foi proferida pelo consultor técnico de segurança do trabalho da SPTEC, Sérgio Henrique de Oliveira.



O eSocial é um sistema de registro, elaborado pelo Governo Federal, para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. De forma padronizada, o eSocial empresarial pode reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.


Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade. O não cumprimento das normas obrigatórias pode gerar multas com valores que chegam a ultrapassar R$ 180.000,00.


Sergio iniciou a apresentação expondo que, apenas por ter um CNPJ ou um único funcionário no regime CLT, a empresa já está envolvida em uma série de normas. A PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), por exemplo, prevê avaliação do local de trabalho visando à preservação da saúde do trabalhador. São avaliados fatores como: ruído, luminosidade, radiação ultravioleta, radiação ionizante, dentre outros.

O consultor técnico informou sobre os treinamentos exigidos pelas NRs e as exigências do Ministério do Trabalho quanto à documentação e laudos sobre a situação dos trabalhadores na empresa.


Sérgio concluiu enfatizando a intenção de parceria com a AEIP para dar consultoria aos empresários associados sobre o tema, ajudando-os a se adequar às exigências e evitar multas.


“Se não houver orientação correta, o processo pode se tornar caro e burocrático demais ou até mesmo falho, essa situação pode acarretar prejuízos enormes às empresas”.


O presidente da AEIP, Dário Silva Santos, fez um agradecimento aos presentes e explanou sobre as novas parcerias que a AEIP já fechou em 2019. O balanço do primeiro semestre do ano é muito positivo. Os Empresários Associados agora podem utilizar a estrutura do clube do Centro Educacional FUTURA, localizado no Itaim Paulista – com piscinas externa e aquecida, quadras esportivas, churrasqueiras, playground e muito ar puro. Há também a parceria com a empresa Prospeto Assessoria Empresarial e Profissional, que garante ao associado atendimento gratuito— horários de consultoria em gestão empresarial pré agendados. Também será disponibilizado serviço de consultoria em marketing, redes sociais e adequação às normas regulamentadoras de saúde no trabalho.




Feedback de quem participou:


As convidadas Elisângela Pereira Santos Silva e Elen Karine Santos Silva, representantes da empresa Bonfim Pisos estiveram pela primeira vez em um evento da AEIP e disseram à nossa equipe que certamente participarão dos próximos eventos, por causa da qualidade do conteúdo apresentado e da oportunidade de interagir com outros empresários que tem o mesmo objetivo: crescer como gestor e formar parcerias inteligentes. A empresa Bomfin Pisos, com sede em Guarulhos, três anos de atuação no mercado, trabalha com mão de obra em construção civil, principalmente em parceria com grandes construtoras na execução de serviços de piso industrial de concreto usinado.



Edna Bispo de Jesus, da Associação das Mulheres Progressistas do Jardim Olimpia II, também nos prestigiou com sua presença. A Associação de Mulheres existe já há 21 anos e recebe doações de alimentos vindas do município de Caieiras. O trabalho consiste em distribuir essas doações nas comunidades carentes do Jardim Nélia, no Itaim Paulista. Edna já participou diversas vezes dos eventos da AEIP e classifica o trabalho realizado como muito bom: “um trabalho que deve ser continuado e divulgado em outras regiões, trabalho que deve ser mais reconhecido. Pode ser levado para vários bairros como forma de mostrar a importância que o Itaim Paulista tem. Hoje o nosso bairro é esquecido pelos governantes e precisa ser notado”.